Filosofia, perguntado por obrunogabriel, 11 meses atrás

Nos estudos sobre a lógica, podemos ter alguns conceitos, baseados em pensadores. Dentro desta ótica vamos verificar qual é a ideia sobre a lógica no ponto de vista de Aristóteles. A lógica teria como objeto de estudo o pensamento, assim como as leis e demais regras que o controlam. O filósofo trabalhou, então, com estruturas chamadas silogismos, que, em sua forma de apresentação demonstrava ser incontestavelmente válidas. A estrutura de um silogismos conduz a uma linha clara que estabelece uma conexão entre premissas, aceitas como verdadeiras, e que nos levam a considerar uma conclusão de forma absolutamente correta. Vejamos, a seguir, o exemplo mais famoso de silogismo aristotélico:
Premissas:
a. Todos os homens são mortais
b. Sócrates é homem Conclusão Sócrates é mortal.

Faça o que se pede.
a) Embora o conjunto de reflexões de Aristóteles nos livros componentes do Organon seja bastante extensa, é possível apontar princípios básicos da perspectiva construída pela Lógica. Cite esses três princípios.

b) Exemplifique cada um dos princípios básicos.

c) Descreva duas situações vivenciadas por você em seu cotidiano, relacionadas à lógica e à emoção, em que houve necessidade de fazer escolhas.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
2

Olá,

Para Aristóteles, a lógica é uma forma de pensar e não uma ciência em si. Em sua obra Organon, que significa instrumento, utensílio, totalmente dedicada a lógica formal, está dividida em seis partes: Categorias, Da interpretação, Primeiros analíticos, Segundos analíticos, Tópicos e Refutações sofísticas; coloca a lógica formal como meio, como raciocínio único para se chegar as verdades.

a) A lógica usa de silogismos como instrumento de raciocínios, isto é, o uso de argumentos ou proposições das quais se tira uma conclusão. Não há valor de  verdadeiro ou falso, mas de constituição, aquilo que lhe dá coerência, isto é, identificam como devemos pensar e não o que devemos pensar. Parte então de três princípios de racionalidade: da identidade, da não contradição e do terceiro excluído.

b) 1. princípio da identidade: cada ser é igual a si mesmo, ou A = A: 2. princípio da não contradição: uma coisa não pode ser e não ser, ou se A = A não é possível A e não A: 3. princípio do terceiro excluído: uma coisa é ou não é, ou  A = A ou A não é = A.

c) Quanto à logica: quando concluí não ir a uma festa porque tinha uma prova difícil no dia seguinte e precisava acordar cedo e disposta. Quanto à emoção: quando decidi terminar um relacionamento amoroso, mesmo gostando muito do rapaz, porque conclui que ele não possuía bom caráter, vivia de maneira irregular, sem trabalhar e sem estudar e convivia com pessoas de má índole e hábitos criminosos.


Perguntas interessantes