Nos estudos mais recentes sobre a aprendizagem, a afetividade tem tido seu destaque, pois a compreensão de desenvolvimento integral da criança perpassa a necessidade de se estar bem emocionalmente para aprender. Sobre o referido tema no contexto escolar, considere (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. I. Os relacionamentos afetivos não interferem na organização e desenvolvimento da personalidade da criança. II. Cabe ao professor agir ativamente em prol da resolução de todos os problemas afetivos apresentados pelas crianças. III. Acreditar e confiar na capacidade de aprender da criança é o elemento afetivo essencial para o processo de aprendizagem. IV. A criança precisa sentir-se segura e confiante para romper possíveis bloqueios emocionais que interferem no processo de aprendizagem. Assinale a sequência correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
Primeiro precisamos completar a pergunta:
Nos estudos mais recentes sobre a aprendizagem, a afetividade tem tido seu destaque, pois a compreensão de desenvolvimento integral da criança perpassa a necessidade de se estar bem emocionalmente para aprender.
Sobre o referido tema no contexto escolar, considere (F) para as afirmativas falsas e (V) para as verdadeiras.
Agora, podemos responder corretamente:
( ) Cabe ao professor agir ativamente em prol da resolução de problemas afetivos apresentados pelas crianças.
( ) Acreditar e confiar na capacidade de aprender da criança é o elemento afetivo essencial para o processo de aprendizagem.
( ) A criança precisa sentir-se segura e confiante para romper possíveis bloqueios emocionais que interferem no processo de aprendizagem.
( ) Os relacionamentos afetivos não interferem na organização e desenvolvimento da personalidade da criança.
Com base no enunciado acima, podemos confirmar que a sequência correta é: F V V F.
Partindo deste ponto, podemos observar uma incoerência na primeira e última alternativa, pois não cabe exclusivamente ao professor auxiliar nos processos afetivos, pois o mesmo aluno tem seu nicho de atividade apenas dentro da instituição, e, esses problemas de afetividade podem estar relacionados ao âmbito externo, e, a melhor opção seria um diálogo com os pais indicando um pedagogo.
Além disso, a última alternativa também é incoerente pois, os relacionamentos afetivos afetam sim as relações das crianças, e, principalmente pode gerar problemas a longo prazo como:
Dificuldade de se expressar;
Dificuldade em entrevistas de emprego;
Dificuldade de sociabilização.
espero ter ajudado