Nos ensinam Vasconcellos e Garcia que “os bancos comerciais, além de possuírem os chamados encaixes técnicos (o caixa dos bancos comerciais), são obrigados a depositar no Banco Central um percentual determinado por este sobre os depósitos à vista. Basta o Banco Central aumentar ou diminuir o percentual do depósito compulsório para influir no volume ofertado de empréstimos bancários de depósitos ou moeda escritural).
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 204-205
Observe o gráfico abaixo:
Resultado de imagem para evolução recolhimentos compulsórios
Fonte: Banco Central do Brasil
O gráfico mostra a evolução dos recolhimentos compulsórios entre os períodos de março de 2008 a março de 2016. Considerando a sua análise, é contundente observar que:
I. A partir de março de 2010 até setembro de 2011 o governo federal praticou uma política monetária expansionista considerando o aumento do fator compulsório, mas que começou a decrescer após esse período em função de medidas de combate a inflação.
II. O período em destaque se refere a reação do governo a crise dos mercados Subprime dos EUA, no caso, caracterizando uma política monetária expansionista
III. É verificável que entre setembro de 2011 e março de 2012 o governo praticou uma política monetária restritiva, a mais rígida considerando os três anos posteriores.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
I, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Resposta Correta: Alternativa 4
Explicação:
Respondido por
7
Resposta:
correta II e III apenas
Explicação:
É preciso compreender o conceito de política monetária expansionista e restritiva e fazer a leitura correta do gráfico. O período em destaque efetivamente compreende a ação do Governo Federal em políticas que buscassem incrementar a oferta de crédito; também é observável que entre setembro de 2011 a março de 2012 os volumes recolhidos são os mais altos considerando o histórico dos últimos 3 anos.
Perguntas interessantes