. Nos dias de hoje, a sociedade típica dos países desenvolvidos é pluralista de organizações, e a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral) é confiada às organizações (indústrias, universidades e escolas, hospitais e comércio, comunicações, serviços públicos etc.), que precisam ser administradas para se tornarem mais eficientes e eficazes (CHIAVENATO, 2014, p. 31). Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A administração é uma ciência considerada jovem, com pouco mais de 100 anos, sendo resultante de acontecimentos recentes na história do século XX.
PORQUE
II- O desenvolvimento desta ciência se deu por uma questão de necessidade de sobrevivência ou em busca do sustento e subsistência das famílias. Estas passaram a especializar-se em algumas tarefas e tiveram a influência de várias frentes e organizações, como as filosóficas, eclesiásticas, militares, industriais e políticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é resultante da II.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultante da I.
Soluções para a tarefa
Resposta
Resposta correta - Letra C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é resultante da II.
Explicação:
Partindo da evolução cronologia da administração e dos principio de seus influenciadores, a administração contemporânea tem seus alicerces fundamentados na influência da ciência filosófica com Platão, Sócrates, Aristóteles , Karl Marx e Friedrich Engel. Na influência militar, com o general filósofo chinês Sun Tzu, na influência da igreja, a partir da queda do Império Romano, em 476 d.C., na influência cientifica, com Francis Bacon, René Descarte, nas contribuições de Isaac Newton e da I e II revoluções industriais. Logo, se tratando de uma “Ciência jovem, com poucos mais de 100 anos, a administração é resultante de acontecimentos recentes na história do século XX” (CHIAVENATO, 2014). Portanto, é evidente que a asserção I, é resultante da II. A análise parte da evolução cronológicas da administração até inicio do século XX.