Nos dias atuais, encontramos o uso de termos que são utilizados como sinônimos, porém possuem diferenças que precisam ser esclarecidas. Isso começou porque nos séculos XVIII, XIX e XX, o empresário é o indivíduo que constitui um negócio e que pode, a partir daí, não buscar inovação, identificar novas oportunidades, mesmo que seja eficiente e realize atividades de planejamento e gestão. O empreendedor, ao contrário, está sempre em busca de aperfeiçoamento, seja proprietário ou colaborador, realizando ações para que o negócio venha a tornar-se próspero porque é um indivíduo questionador e não se contenta com as situações atuais do mercado.
MIYATAKE, Anderson Katsumi; MAZZEI, Bianca Burdini, PARDO, Paulo. Empreendedorismo. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
No contexto da distinção entre empreendedor e empresário, podemos afirmar:
I – Um empresário pode ser gestor e empreendedor. Ele não é gestor quando não exerce atividades na direção da organização criada.
II – Um empresário não é empreendedor se não busca continuamente o aperfeiçoamento do negócio.
III – Um empreendedor exerce funções de empresário quando constitui juridicamente a empresa e exerce uma atividade na organização.
IV – Um empresário que não atua diretamente com uma função na organização, porque somente investiu na ideia, não é um empreendedor, é um investidor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III, somente.
Alternativa 2:
I, II e IV, somente.
Alternativa 3:
I, III e IV, somente.
Alternativa 4:
II, III e IV, somente.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Todas os itens relacionados se encaixam como verdadeiras.
Respondido por
4
Resposta: alternativa 1. Somente I,II e III
Explicação: conforme página 61 da apostila. Um tipo de empreendedor que investe em ideias é considerado empreendedor serial.
tiagopsilva:
A alternativa IV também é VERDADEIRA.
Perguntas interessantes