Informática, perguntado por Lucasluna9106, 1 ano atrás

Nos dias atuais, a informática conta com inúmeros recursos tecnológicos, como softwares, aplicativos e redes sociais que são capazes de facilitar a vida cotidiana. Em sala de aula, a informática pode transformar o processo de ensino e aprendizagem, desde que se realize uma atividade com planejamento, partindo da realidade dos alunos e considerando:


a) O aluno como um protagonista no processo de ensino e aprendizagem.


b) O conhecimento sendo transmitido ao aluno, o que pode enriquecer as práticas pedagógicas.



c) O uso de tecnologias de última geração em sala de aula — ao contrário das atividades sugeridas pelo professor, que não despertarão o interesse do aluno.



d) A idade do aluno, uma vez que atividades complexas, como o uso de linguagem de programação, não pode ser utilizado por crianças menores.



e) O resultado obtido por cada turma.

Soluções para a tarefa

Respondido por CristianOliveirajco
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A.

O aluno como protagonista no processo de ensino aprendizado.

Respondido por OxeKara
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Resposta: A.

O aluno como um protagonista no processo de ensino e aprendizagem.

Explicação:

A informática por si só não irá transformar a realidade dos alunos, mas uma atividade com o auxílio da informática, em que o aluno seja considerado na sua totalidade, fará com que o processo de ensino e aprendizagem transforme essa realidade.

B.

O conhecimento sendo transmitido ao aluno, o que pode enriquecer as práticas pedagógicas. ERRADO

Qualquer atividade que considerar o aluno como uma tábula rasa, ou seja, desconsiderar sua realidade antes da sala aula, não estará seguindo princípios pedagógicos. Nesse contexto, a informática não será utilizada de forma educativa.

C.

O uso de tecnologias de última geração em sala de aula — ao contrário das atividades sugeridas pelo professor, que não despertarão o interesse do aluno.

ERRADO

O uso da informática, mesmo sendo tecnologias de última geração, não representa mudanças na forma de ensinar e aprender. O que oportuniza essa mudança é a compreensão que alunos e professores têm sobre as potencialidades dessas ferramentas para o processo educacional.

D.

A idade do aluno, uma vez que atividades complexas, como o uso de linguagem de programação, não pode ser utilizado por crianças menores.

ERRADO

Vimos que Papert, no ano de 1960, criou a linguagem de programação Logo com o objetivo inicial de oportunizar que crianças, em qualquer idade, pudessem pensar sobre o processo de construção de um programa que se baseava em conhecimentos sobre lógica e matemática, mas que poderia ser utilizada em qualquer área do conhecimento.

E.

O resultado obtido por cada turma.

ERRADO

Uma prática pedagógica com base nos princípios construtivistas não está preocupada com um “resultado” e sim com o processo de ensino e aprendizagem de cada aluno, pois está ciente que cada um tem um ritmo e realidade distinta, por essa razão, seu processo de aprendizagem não pode ser medido apenas por um resultado.

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