Nos atuais estudos sobre a Antiguidade Clássica, há tendências que analisam e problematizam aspectos relacionados àquilo que se conhece como as permanências e os usos do passado em outras épocas do mundo ocidental. No que tange ao chamado “legado histórico”, Grécia e Roma Antigas tornam-se um “lugar de retorno” bastante recorrente.
Tomando como base a reflexão acima, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Fortemente pautadas na ideia de legado, no século XIX, as leituras sobre a Antiguidade Greco-romana inspiraram valores de identidade na formação dos Estados-Nações.
B) A manutenção do Latim, língua do Império Romano, permaneceu como a língua oficial do Sacro Império Romano-Germânico até 1898.
C) O Renascimento, processo desencadeado na Itália entre os séculos XIV e XVI, demonstra novos posicionamentos do homem diante de si mesmo e do mundo, e marca a retomada das ideias clássicas grecoromanas, que atingem as transformações nas criações artísticas, literárias e científicas.
D) O Império Romano foi inspiração para o Imperialismo dos séculos XIX e XX, no qual a França e a Itália se colocavam como genuínos representantes da chamada Latinidade. A colonização francesa, por exemplo, se apresentava como uma missão civilizadora, muito semelhante àquela dos antigos romanos.
E) Valores da Antiguidade Clássica foram apropriados pelos regimes do Fascismo e do Nazismo para justificarem suas propostas políticas na Europa dos anos 30 e 40 do século XX.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
letra b
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás