Nos anos de ditadura militar no Brasil, a política educacional para a educação física estava voltada, quase que exclusivamente, para o desenvolvimento do esporte, devido à preocupação com o preenchimento do tempo livre de forma útil, com a educação integral da criança e com os valores morais necessários para a sociedade da época.
Marcos Neira e Mário Nunes. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte Editora, 2006 (com adaptações).
No contexto da educação física escolar durante a ditadura militar no Brasil, o esporte caracterizava-se por:
Soluções para a tarefa
Olá!
Parece que você esqueceu de colocar as alternativas.
a)
acentuar a disparidade de interesses entre as diferentes classes sociais
b) modificar os valores da sociedade, a fim de transformá-la.
c)
contribuir para a construção do conhecimento, comprometendo-se com a formação educacional.
d)
incentivar a competição, preparando os recursos humanos necessários ao crescimento econômico e tecnológico da sociedade.
e)
utilizar o método desportivo generalizado, negligenciando a especialização de esportes específicos.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa D é a que melhor se aplica como correta.
Bem, o período da ditadura representou para os militares, uma forma, ou melhor, uma busca para tornar o Brasil uma potência em constante crescimento.
Para ser mais exato, os diversos setores de socialização e até mesmo aprendizado, possuíam um espírito acentuado de competitividade, e, incentivo ao crescimento, pois a sociedade seria cada vez melhor vista por outros países, o que facilitaria acordos e consequentemente a abertura do país para relações externas, não sendo diferente no esporte.
Até mais!