Nos anos 70, Chico Buarque e Augusto Boal compuseram a canção acima para a peça Mulheres de Atenas, numa clara crítica à herança patriarcal, ao machismo e aos preconceitos de gênero que propunham papéis sociais distintos para homens e mulheres na sociedade brasileira na Ditadura Civil-Militar. A letra aborda as práticas sociais da Grécia Antiga, sobre as quais se pode afirmar:
I. A participação política era um privilégio dos homens maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses, que tinham direito a fala e a voto nas assembleias em praça pública.
II. A mulher só adquiria alguma importância pelo casamento. Fora do ambiente doméstico, quase tudo era proibido para a esposa legítima, como participar da política, da cultura e da vida social.
III. A comédia Lisístrata, de Aristófanes, ilustra a força feminina através da personagem principal, que propõe uma greve de sexo às esposas legítimas como forma de forçar os homens a desistirem da guerra entre as cidades-estados, que estava enfraquecendo a Grécia frente à ameaça de invasão dos persas.
IV. Na mitologia grega, as divindades femininas do Olimpo apresentavam um modelo de comportamento passivo e servil diante das divindades masculinas.
Estão corretas apenas as afirmativas
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I, II e III são verdadeiras.
Em Atenas apenas os homens podiam participar da política, tendo, além disto ,também que ter prestado o serviço militar e possuir uma quantidade mínima de posses, que variava de período a período, sendo a mulher vista como uma "posse" do pai e depois do marido. A comédia de Aristófanes também representava a situação descrita.
IV é falsa, posto que as divindades femininas frequentemente se revoltavam e tinham até mesmo comportamentos dominadores de tempos em tempos com os seus respectivos esposos.
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Resposta:a resposta II, III, IIII estão corretas
Explicação:fiz a mesma atividade e essa era a resposta certa
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