Nos anos 60 frutificou entre os artistas brasileiros uma tendência irônica derivada da Pop art norte-americana refletindo o clima tenso criado pelo regime militar imposto em 1964. Aderindo apenas à forma e à técnica utilizada na Pop art os artistas expressaram a insatisfação com a censura instalada pelo regime militar, tematizando questões sociais de política.
Explique como os artistas brasileiros viriam à questionar o governo ditatorial, utilizando de sua criatividade para se manter na surdina?
Soluções para a tarefa
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O período do Regime Militar no Brasil foi marcado por forte censura e opressão, o que caracteriza o estilo do regime autoritário. A censura era imposta à imprensa, a restrição dos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime, portanto, qualquer tipo de manifestação que viesse a afrontar o regime era fortemente condenada.
Por isso, os artistas brasileiros tiveram que utilizar de criatividade para se manter salvos e não parecerem contra o governo, correram o risco de serem presos, torturados e até mortos, mas mesmo assim, criticaram o contexto.
Os meios pelos quais eles se expressavam eram: teatro, literatura, artes plásticas e música e as formas que encontraram para contornar a censura eram: utilização de pseudônimos, muitas expressões com outro sentido, colocavam as situações da ditadura como se estivessem falando de casos de repressão no amor, etc.
Na música é que os protestos mais fortes estavam presentes, mascarados por inversões, ironias, duplos sentidos e estratégias linguísticas. Quando Chico Buarque foi proibido de publicar qualquer canção, após ser descoberto com a música "Apesar de você", criou um pseudônimo "Julinho de Adelaide" e continuou suas canções, se utilizando de diversas metáforas.
Existem diversos outros exemplos nas outras áreas.