Nos anos 2000 houve um grande salto no desenvolvimento da gestão de projetos, que se tornou mais profissional e menos intuitiva.
Qual foi o principal avanço na gestão de projetos nos anos 2000, se compararmos com aquilo que era feito na década de 1990?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na década de 1990 foram desenvolvidos os primeiros guias em gestão de projetos; enquanto que nos anos 2000 os avanços ficaram focados em atingir os resultados de um projeto com mais eficiência.
Explicação:
Já na década de 1990, a GP se consolida como metodologia administrativa. Nessa época, houve o crescimento das associações PMI e IPMA, que publicaram os primeiros guias (manuais) sobre gerenciamento de projetos e suas respectivas certificações. Isso fez com que houvesse um avanço muito grande no entendimento das técnicas, das ferramentas e da estruturação de projetos, o que levou muitos profissionais a se especializarem no assunto.
No entanto, como nenhuma empresa sobrevive apenas fazendo as coisas da forma correta, a partir do ano 2000, período chamado de “segunda onda” por Keeling (2012), a GP tem um salto de qualidade muito grande, e assim o foco dos estudos se concentrou em atingir os resultados (como as ferramentas e os guias, com as melhores práticas haviam sido desenvolvidos anteriormente, a GP começou a ser pensada para ampliar a eficiência dos projetos).