Nos anos 2000, a retomada do desenvolvimento econômico com justiça social ofereceu novo horizonte para a questão da desigualdade no território. Passou-se a assistir ao crescimento econômico descentralizado, por opção de políticas públicas de investimento e políticas de renda onde o Brasil encontrava-se esquecido por séculos. O resultado, em pouco tempo, não tardou a se apresentar. De um lado, a estabilização dos habitantes nas regiões metropolitanas, que as manteve abaixo de 30% a participação relativa no total da população do país. De outro lado, a alteração na composição da riqueza nacional segundo a localização territorial. No ano de2010, por exemplo, o conjunto das regiões metropolitanas respondeu por 40% do produto nacional, enquanto em 1970 chegou a representar quase 54%.
Podemos entender que o crescimento econômico descentralizado
a) é positivo, pois mostra o avanço da descentralização do PIB da Região Metropolitana, porque essa distribuição é positiva.
b) é positivo, pois permite o avanço da descentralização do PIB nas regiões em que não há mais concentração de capital.
c) não causa nenhum impacto na economia das regiões em que ocorrem essa descentralização de capital.
d) é positivo, pois permite a estagnação da descentralização do PIB das regiões em que não há mais concentração de renda.
e) é negativo, pois permite o avanço da descentralização do PIB das regiões em que não há mais concentração
Soluções para a tarefa
Sobre o crescimento do PIB, temos que a resposta certa é a:
b) é positivo, pois permite o avanço da descentralização do PIB nas regiões em que não há mais concentração de capital.
Isso porque o pib corresponde ao produto interno bruto, ou seja, o total daquilo que é produzido por um país.
O pib é o principal responsável por gerar riquezas para o país e por isso deverá ser muito bem pensado com relação a sua centralização ou descentralização.
Importante notar que a descentralização possibilita que o país não fique dependente de um único bem de consumo como acontece nos países que produzem petróleo.
Pois quando há crises de produção o país entra em uma crise econômica profunda e a população sofre.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/5367410
Espero ter ajudado!