Nos anos 1980, os fabricantes de automóveis americanos eeuropeus perderam mercado em função da concorrênciade empresas japonesas. Os fabricantes de automóveisjaponeses apresentavam maior variedade de modelos,qualidade e preços competitivos.Quais as características dos sistemas de produção utilizados nas empresas GM e Toyota apresentados na tabela?(A) A programação puxada usada pela GM faz com que elatrabalhe com estoque médio maior que a Toyota.(B) A programação empurrada usada pela Toyota reduz oscustos fixos.(C) O sistema utilizado pela Toyota sincroniza o fluxo deprodução para minimizar os estoques em processo.(D) O sistema de qualidade da GM é mais eficiente do que oda Toyota.(E) Os lotes de produção da GM são menores do que osprocessados pela Toyota.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O modo de produção toyotista se caracteriza por uma organização produtiva ligado a um aspecto central e dominante na perspectiva mercadológica, isto é, a demanda. A demanda nada mais é do que a exigência do mercado consumidor, ou a busca por um determinado produto. A demanda dita preços e produção em maior ou menor escala.
Na prática, o modelo toyotista tem por característica central evitar o acúmulo de produtos e matérias primas. Isso reduz custos de produção e manutenção de estoque, além de ser um excelente modelo de prevenção para momentos de crise.
A este modelo chamamos também just in time, que em português seria: apenas na hora, ou na hora certa, já que é uma expressão.
(C) O sistema utilizado pela Toyota sincroniza o fluxo de produção para minimizar os estoques em processo.
Resposta:
(C) O sistema utilizado pela Toyota sincroniza o fluxo de produção para minimizar os estoques em processo.
Explicação: