Geografia, perguntado por luanamayer95, 1 ano atrás

Norman Borlaug oopinioes cotra e a favor sobre as ideias dele

Soluções para a tarefa

Respondido por msilvamilena1
0
No dia 15 de setembro em curso, a mídia noticiou a morte de um ator que fez a alegria de muitos pelo mundo a fora por causa da arte da representação. O que ele fez de tão extraordinário? Não muito. Em contra-partida li hoje, em um rodapé de um jornal russo, sobre a morte de Norman Borlaug no dia 12 passado, aos 95 anos. Alguém sabe quem foi ele?
Pois devíamos, Norman foi um agrônomo americano, microbiologista, humanista e prêmio Nobel da Paz de 1970, cujos trabalhos sobre uma variedade de trigo resistente às doenças permitiram evitar a fome em distintos locais do mundos.
Borlaug criou-se em uma fazenda de Iowa, e ao final da Segunda Guerra Mundial se mudou para o México, onde desenvolveu a variedade de trigo semi-anão de alto rendimento, resistente a doenças fúngicas. Como resultado, o México tornou-se rapidamente auto-suficiente e grande exportador de trigo em 1963.
Com esta mesma variedade, em pouco tempo, muitos países como Índia, Paquistão, Turquia, Tunísia, Espanha, Argentina e China se tornaram grandes produtores de trigo utilizando a mesma tecnologia desenvolvida no México.
Este aumento na produtividade e da produção agrícola de meados do Século XX foi chamado de Revolução Verde. Estima-se que o trabalho de Borlaug tenha salvo da inanição entre 245 milhões e 1 bilhão de de vidas em todo o mundo; o que o converteu, sem sombra de dúvidas, no homem que salvou mais vidas na história da humanidade.
Em 1986, Borlaug criou o Prêmio Mundial da Alimentação, destinado a reconhecer as pessoas interessadas em melhorar a qualidade,a quantidade e a disponibilidade de alimentos em todo o mundo.
E creiam que mesmo Bourlag tinha seus detratores -aquele pessoal que só sabe criticar mas nunca "põe a mão na massa" ou ajuda a procurar uma solução-, que dizem que os métodos de Borlaug criaram dependência de monoculturas em muitos países, entre outras críticas
Bourlag foi um humanista abnegado que dedicou a sua vida toda na busca de erradicar a fome no mundo. Por isso fica aqui a nossa pequena homenagem, ainda que com atraso, a um grande super de nosso tempo que poucos sabiam que existia.
"É impossível construir um mundo pacífico com estômagos vazios e miséria humana".
Perguntas interessantes