Normalmente, um ato moral ou ético deve ser uma ação consciente, voluntária, a qual é capaz de influenciar um outro, ou seja, uma ação ética parece ter algum caráter social.
Será que tudo aquilo que podemos julgar como certo ou errado, do ponto de vista ético-moral, deve possuir todas essas características?
Refletindo sobre a exigência de que uma ação ética “deve ser capaz de influenciar um outro”, ela poderia ser questionada quando consideramos o seguinte exemplo:
a) o furto.
b) o ato de mentir.
c) a atitude racista.
d) o assassinato.
e) a autoflagelação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Uma ação ética “deve ser capaz de influenciar um outro”, ela poderia ser questionada quando consideramos o seguinte exemplo:
e) a autoflagelação.
Podemos entende o agir eticamente, como a capacidade de escolher racional e conscientemente, entre alternativas de valor, buscando interferir na realidade social em termos valorativos, de acordo com princípios, valores e projetos éticos e políticos, em condições sócio históricas determinadas.
Portanto, o agir ético pertence ao conjunto das práticas conscientes do ser social, dirigidas para a intervenção na realidade e na direção da conquista da liberdade e da universalidade, tendo como parâmetro a emancipação humana.
Bons estudos!
Perguntas interessantes