Filosofia, perguntado por Maxthews, 1 ano atrás

Norberto bobbio diz que ainda hoje existe uma ameaça à paz mundial, que vem do fanatismo, da crença cega na própria verdade e na força de impô-la. Dessa forma podemos afirmar que os fanatismo e preconceitos são de ordem afetiva e emocional, não racional. Não é uma questão de inteligência, mas de predisposição afetiva. Como você se posiciona diante dessas afirmativas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
3
Ola

Essa predisposição afetiva em relação ao outro é uma característica  da insegurança diante do novo, pois vê o diferente como uma ameaça e esse medo, esse encontro gera mecanismos de defesa. As pessoas se fecham  sobre o que pensam ser correto pra si, e costuma repelir tudo que é do outro, tudo que é novo, diferente daquela realidade conhecida por ele.


Isso gera o etnocentrismo, que são pessoas que consideram a sua etnia, a sua tradição e a sua cultura como a referência do que há de melhor, a referência do modelo do que seja o certo a fazer. Assim, o sentimento de superioridade vem com esse juízo de valor de quem se considera melhor. Esse sentimento de superioridade normalmente se traduz e atitudes de desrespeito e de desprezo em relação às outras culturas, incompreendidas.


Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes