Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 7 meses atrás

Nome:__________________prof:
_______ano:__turma:__
1. Explique a definição de domínios morfoclimáticos.
_________________________________________________________________________________
2. Cite os principais domínios morfoclimáticos do Brasil.
_________________________________________________________________________________
3. Como podemos classificar os domínios morfoclimáticos?
_________________________________________________________________________________
4. Explique as características de cada um deles:
a)Domínios florestados.
______________________________________________________
b)Domínios das formações vegetais naturais herbaceas e arbustivas.
______________________________________________________
c)Faixas de transição.
______________________________________________________
05. Cite os principais impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil.
______________________________________________________
06. Como ocorre os impactos ambientais no domínio Amazônico?
______________________________________________________
07. Como ocorre os impactos ambientais no domínio da caatinga?
______________________________________________________
08. O que são unidades de conservação?
______________________________________________________
09. Como podemos classificar as unidades de conservação?
______________________________________________________

20 pontos!!
(SO RESPONDE SE REALMENTE SOUBER)
​respondem pelo menos 3 por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por brena2188
3

1- Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. No Brasil, o geógrafo Aziz Ab'Saber foi o responsável por fazer essa classificação.

2- Os domínios morfoclimáticos brasileiros são seis: amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias.

3- A classificação dos três domínios proposta por Woese, em 1977, divide os seres vivos em três grupos: Archaea, Bacteria e Eukarya. Alguns organismos vivos apresentam características muito marcantes que permitem classificá-los em grupos bem definidos. ... Os três domínios existentes são: Archaea, Bacteria e Eukarya

8- O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) é um conjunto de normas e procedimentos oficiais que possibilitam às esferas governamentais federal, estadual e municipal, bem como à iniciativa privada, criar, implementar e gerir no país as unidades de conservação (que são as representantes no Brasil do que internacionalmente é conhecido como área protegida), sistematizando assim a conservação da natureza no Brasil.

9- Elas são classificadas como: Parques Nacionais, Reservas Biológicas, Reservas Ecológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Refúgio de Vida Silvestre, Reserva da Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural.


brena2188: De nada
Respondido por marcelo250797
4

1) Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.

2)

  • Domínio Amazônico.
  • Domínio da Caatinga.
  • Domínio dos Mares de Morros.
  • Domínio do Cerrado.
  • Domínio das Araucárias.
  • Domínio das Pradarias.

3) Os domínios morfoclimáticos brasileiros são seis: amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias.

4)

a) Domínios florestados é onde contém florestas como a de Araucárias ou a Mata Atlântica. Dependendo da vegetação o clima e o solo mudam, como a Mata Atlântica o clima é tropical e solo fértil, mata densa e fechada com muitas diversidades.

b) O domínio acontece quando as formações são maioria na região, elas dominam. Arbustivas são Savanas, Cerrado, Caatinga, Complexo do Pantanal e Formações Litorâneas. Herbáceas são Campos temperados ou pradarias, Estepes e Tundra.

c) Faixas morfoclimáticas são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Além disso, as faixas de transição são áreas de grande biodiversidade pois nelas encontram-se várias espécies de vários domínios.

5) Domínio amazônico e no domínio do cerrado o avanço dos projetos agropecuários, grandes projetos minerometalúrgicos, garimpos e hidrelétricas, causam desmatamento e queimadas, com graves consequências para a flora e a fauna, além de erosão do solo, inundações, assoreamento, contaminação de rios, que afetam diretamente.

6) O desmatamento, as queimadas, a garimpagem, o agropastoreio e a biopirataria representam os principais problemas ambientais enfrentados pelo bioma amazônico. O conjunto formado por essas ações devastadoras é responsável por graves mudanças climáticas em todo o planeta, como o aquecimento global.

7) Seus principais impactos ambientais são a formação de grandes latifúndios para a criação de gado, desmatamentos para formar pastagens e implantar indústrias, exploração irregular de recursos hídricos, de combustíveis fósseis e projetos de irrigação e drenagem executados sem critério, que provocam a salinização do solo.

8) O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza é um conjunto de: normas e procedimentos oficiais que possibilitam às esferas governamentais federal, estadual e municipal, bem como à iniciativa.

9) Unidades de Conservação (SNUC). Estão divididas em dois grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável.

Espero ter ajudado. :D

Perguntas interessantes