Nome do texto: O apólogo. Volte ao texto e observe a fala dos personagens principais. a) Hã o predominio do discurso direto ou indireto? Explique sua resposta. b) Qual é o tempo verbal predominante na fala desses personagens? c) Reescreva as falas do trecho a seguir, transformando o discurso direto em indireto. Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha: [...] - Mas você é orgulhosa. Decerto que sou. con suc b d) Que mudanças ocorreram na reescrita das falas em relação ao uso dos tempos verbais e à pessoa do discurso? Por que ocorreram essas mudanças?
Soluções para a tarefa
a) O discurso predominante é o direto. O texto é composto principalmente por diálogos.
b) O tempo presente é o mais usado nas falas dos personagens.
c) Era uma vez uma agulha que disse a uma linha em novelo que ela estava toda enrolada e cheia de si [...} Disse-lhe que ela era orgulhosa, ao que ela respondeu que decerto era mesmo.
d) A mudança do discurso direto para o indireto faz com que as frases que estavam em primeira pessoa passem para terceira pessoa. Isso acontece porque no lugar do personagem falando, agora quem fala é o narrador.
Os tempos verbais passam para o passado porque a ação passa a ser narrada, não mais se desenrola no tempo presente das falas dos personagens.
As diferenças entre o discurso direto e o indireto
Discurso direto é quando a ação é conduzida pelas falas dos personagens. É uma estrutura narrativa e dinâmica, geralmente no presente. Quase sempre a redação é na primeira pessoa.
Já o discurso indireto é na terceira pessoa, através de um narrador (geralmente neutro). Muitas vezes as formas verbais estão no passado.
Continue aprendendo sobre discurso direto e indireto aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/51913782
https://brainly.com.br/tarefa/1515572
#SPJ1