Nome de uma rainha negra que se tornou escrava no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aqualtune é, segundo a tradição, a mãe de Ganga Zumba e avó materna de Zumbi dos Palmares. Ela seria uma princesa africana, filha de um rei do Congoainda não identificado. Ela também poderia ser avó de Ganga Zumba.
Aqualtune liderou, em 1665, uma força de dez mil homens na Batalha de Mbwila (cidade localizada na atual Angola), entre o Reino do Congo e Portugal, e foi capturada com a derrota congolesa. Sabe-se que o rei do Congo nesta época era Antônio I, cujo nome nativo era Nvita a Nkanga e era membro da Dinastia de Nlanza. Não se sabe o grau de parentesco que Aqualtune supostanente tinha com este rei mas especula-se que poderiam ter sido irmãos, já que Nvita teve um reinado curto de 4 anos, tendo falecido justamente na Batalha de Mbwila. Se isso for correto o pai de Aqualtune teria sido o rei Garcia II, cujo nome nativo era Nkanga a Lukeni a Nzenze a Ntumba, que governou o Congo entre 1641 e 1661, falecendo de idade avançada.
Foi então aprisionada e trazida para o Recife no Brasil, vendida como escrava reprodutora. Ao ficar grávida, foi vendida para o engenho de Porto Calvo, onde tomou conhecimento do Quilombo dos Palmares.
Nos últimos meses de gravidez organizou uma fuga para Palmares, onde liderou um dos mocambos que recebeu seu nome. Ela teria dado à luz Ganga Zumba e Gana, que se tornaram chefes de dois dos mais importantes mocambos de Palmares. Posteriormente teria dado a luz a Sabina, que seria a mãe de Zumbi, o grande líder dos Palmares.
Aqualtune, com seus conhecimentos políticos, organizacionais e de estratégia de guerra, foi fundamental para a consolidação do Estado Negro, a República de Palmares.