Português, perguntado por janetecriao, 6 meses atrás

nome de historia indígenas​


rabbitflyy: nao entendi, o que queres?
janetecriao: nomes de histórias em indígenas
rabbitflyy: nao consigo postar tudo af
janetecriao: eu quero nome não a história
rabbitflyy: kakakaka poderia ter falado antes

Soluções para a tarefa

Respondido por rabbitflyy
1

O paraíso terrestre

.Kuát e Iaê – A Conquista do Dia

A Lenda do Guaraná

Naiá, a lenda da vitória régia,

Mani, a lenda da mandioca


rabbitflyy: Mani, a lenda da mandioca
Diz a lenda Tupi que, certa vez, uma índia teve uma linda filhinha, a quem deu o nome de Mani. A menina era muito bonita, de pele bem clara, alegre e falante, e era amada por todos.
Mani parecia esconder um mistério. Era uma menina muito diferente do restante das crianças, vivia sorrindo e transmitindo alegria para as pessoas da tribo.
rabbitflyy: certo dia, porém, a indiazinha não conseguiu se levantar da rede. Toda a tribo ficou alvoroçada. O pajé correu para acudir, levou ervas, bebidas e fez muitas rezas.Mesmo assim, nem as rezas do pajé, nem os segredos da mata virgem, nem as águas profundas e muito menos a banha de animais raros puderam evitar a morte de Mani.
rabbitflyy: A menina morreu com um longo sorriso no rosto. Os pais resolveram enterrá-la na própria oca onde moravam, pois isso era costume dos índios tupi. Regaram a cova com água, mas também com muitas lágrimas, devido à saudade da menina.Passados alguns dias, no local em que ela foi enterrada, nasceu uma bonita planta. As folhas eram viçosas, e a raiz era escura por fora e branquinha por dentro, lembrando a cor da pele de Mani.
rabbitflyy: A mãe chamou o arbusto de maniva, em homenagem à filha. Os índios passaram a utilizar a tal planta para fabricar farinha e cauim, uma bebida de gosto forte. A planta ficou conhecida também como mandioca, mistura de Mani e oca (casa de índio). Por ser tão útil, tornou-se símbolo de alegria e abundância para os índios – das folhas às raízes.
Naiá, a lenda da vitória régia
rabbitflyy: Diz a lenda que, no começo do mundo, a Lua era um deus que sempre se escondia por trás das serras para namorar as jovens mais lindas das aldeias indígenas. A lenda diz também que, quando a Lua se enamorava, transformava a jovem por quem estava apaixonada em estrela e a levava para junto dela, no céu.Em uma aldeia havia uma jovem guerreira chamada Naiá, muita linda, que se apaixonou pela Lua e sonhava em ir com ela para o céu.
rabbitflyy: Todas as noites, enquanto seu povo dormia, Naiá subia as colinas esperando por ela, na esperança de virar estrela e seguir com ela para o céu. Mas, a Lua parecia não notar a paixão de Naiá, que virou obsessão.
A obsessão era tanta que chegou ao ponto em que a jovem não queria nem comer nem beber mais nada, só admirar a Lua.
espero ter ajudado
rabbitflyy: OU SEJA,A RESPOSTA É Naiá, a lenda da vitória régia,Mani, a lenda da mandioca,A Lenda do Guaraná,Kuát e Iaê – A Conquista do DiA,O paraíso terrestre
Perguntas interessantes