História, perguntado por igor201821860441519, 9 meses atrás

Nome dado ao movimento ocorrido em 1824, na província de Pernambuco, que propunha a proclamação de uma república independente e contou com a adesão do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Os revoltosos eram contra a dissolução da Assembleia Constituinte e a centralização da Constituição de 1824:

Confederação do Equador

Tratado de Paz e Aliança

Poder Moderador

Assembleia Constituinte de 1823​

Soluções para a tarefa

Respondido por nerdizinha0800
11

Resposta:

Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil. ... O movimento é considerado um desdobramento da Revolução Pernambucana de 1817.

Os pernambucanos recusaram-se a aceitar Pais Barreto como governador e, em resposta, dom Pedro I mandou forças navais, que bloquearam o porto de Recife. Pais de Andrade lançou um manifesto, incentivando a população a unir-se ao movimento revolucionário. O bloqueio naval foi suspenso e a rebelião logo ganhou o apoio de províncias vizinhas (Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba), que viviam situação semelhante à de Pernambuco. Surgiu assim a Confederação do Equador, com Pais de Andrade na chefia de um governo independente na região.

A repressão do governo central foi severa. Pouco tempo depois, o movimento foi derrotado. A província de Pernambuco acabou perdendo parte de seu território (a antiga comarca do rio São Francisco) para a província da Bahia. Vários líderes da rebelião, como frei Caneca, foram enforcados ou fuzilados, enquanto outros, como Cipriano Barata, acabaram presos. Assim terminava um movimento importante da história do Brasil.

partir do momento que D. Pedro se convenceu de que a Independência do Brasil era fato irreversível, ainda como príncipe regente, fez uma convocação para uma Assembleia Constituinte, no dia 3 de junho de 1822. Essa assembleia não se solidificou de imediato, sendo que a sua prática só começou depois de proclamada a Independência. O objetivo maior da assembleia era elaborar uma constituição para o novo Estado soberano.

A ideia de um projeto constituinte partiu de Antônio Carlos de Andrada e Silva. A partir dessa ideia ficou estabelecido que só teria direito ao voto quem possuísse uma renda anual equivalente a 150 alqueires de farinha de mandioca. A Constituição da Mandioca, como ficou conhecida, demostrou o poder e o interesse da elite agrária, através do voto censitário, com base na quantidade de terra e na quantidade de mandioca plantada.

adiciona como melhor resposta pois ajuda muito.

bons estudos❣️

Perguntas interessantes