História, perguntado por daiaraujo3535, 7 meses atrás

Nome da operação feita no regime para eliminar
livros que tratassem do socialismo e comunismo


Me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por meneghettiarthur06
1

1. OS PLANOS QUINQUENAIS NÃO SERVIAM DE NADA

O Gosplan era o órgão central planejador da economia soviética, responsável pelos famosos planos quinquenais. Mas, apesar de serem frequentemente aclamados, estes foram inúteis.

Em tese, os planos definiam as metas e as prioridades de produção no bloco econômico. Mas, na prática, estes mal eram implementados, pois passavam por várias revisões, sendo, muitas vezes, ignorados.

Por outro lado, esse não era um resultado inesperado, afinal, a real função do Gosplan era ajudar Josef Stalin a monitorar melhor seus amigos e inimigos.

O órgão evitava tomar decisões, porque o fracasso de uma única deliberação poderia significar condenação ao pelotão de fuzilamento.

2. AS GRANDES PURGAS DE STALIN

Em 1934, foi iniciado na União Soviética (URSS) um movimento de repressão política, cujo objetivo era afastar da sociedade qualquer um que Stalin considerasse como “inimigo do povo”.

Um termo amplo e subjetivo. Dessa forma, havia permissão para perseguir, acusar e condenar qualquer suspeito de dissidência ou de ser contrarrevolucionário.

A ideia do ditador com as Grandes Purgas, como ficou conhecido o movimento, era remover qualquer dissidência dentro do partido. Assim como, eliminar as influências de Vladimir Lênin e Leon Trótski.

Devido a uma crescente insatisfação popular, fruto da coletivização dos campos, Stalin passou a encarar antigos aliados como potenciais líderes de uma “contrarrevolução”.

O NKVD — uma espécie de polícia secreta soviética — foi responsável por iniciar a perseguição formal contra “os inimigos do povo”. Bem como, pela condução de todo o “processo legal” do que ficou conhecido como “Processos de Moscou”.

As Purgas também atingiram as forças militares soviéticas:

13 dos 15 comandantes das forças armada.

8 dos 9 almirantes da marinha soviética.

50 dos 57 comandantes de corpos de exércitos.

154 dos 186 comandantes divisionais.

As Grandes Purgas afetaram a capacidade ofensiva do exército soviético. Fator que colaborou para o sucesso da Operação Barbarossa — invasão nazista de 1941.

Em diferentes momentos, todos os três chefes que o NKVD teve ao longo de sua existência: Genrikh Yagoda, Nikolai Yezhov e Lavrentiy Beria foram julgados, condenados e executados.

Mas, antes disso, durante a Era Yezhov no NKVD, mais de 1,5 milhões de pessoas foram detidas. E, cerca de 650 mil foram executadas, registrando uma média de mil execuções por dia.

6% da população total da URSS foi direta ou indiretamente afetada pelas Purgas, totalizando 8 milhões de pessoas que tiveram seu nome referido em processos judiciais.

3. HOLODOMOR NÃO É UM MITO ANTICOMUNISTA, É FATO HISTÓRICO

O “holocausto ucraniano” é chamado de Holodomor, palavra que significa “morrer de fome”. Foi por meio desse genocídio que Stalin buscou reprimir o país onde houve maior oposição à coletivização da agricultura.

Na Ucrânia existia, inclusive, um forte movimento nacionalista, que pedia a emancipação da URSS. Para sufocar essa dissidência, a propaganda soviética começou a retratar os camponeses ucranianos como inimigos da revolução.

A ideia incutida era de que a população da Ucrânia escondia comida, enquanto os trabalhadores das indústrias se sacrificavam para construir um novo mundo socialista.

ISSO se for me marca como melhor para eu evoluir!!!

Perguntas interessantes