Português, perguntado por arrasousaldanha2345, 4 meses atrás

Noite de Almirante (Machado de Assis)
Deolindo Venta-Grande (era uma alcunha de bordo) saiu do arsenal de marinha e enfiou pela rua de Bragança. Batiam três horas da tarde. Era a fina flor dos marujos e, de mais, levava um grande ar de felicidade nos olhos. A corveta dele voltou de uma longa viagem de instrução, e Deolindo veio à terra tão depressa alcançou licença. Os companheiros disseram-lhe, rindo:
- Ah! Venta-Grande! Que noite de almirante vai você passar! Ceia, viola e os braços de Genoveva. Colozinho de Genoveva...
Deolindo sorriu. Era assim mesmo, uma noite de almirante, como eles dizem, uma dessas grandes noites de almirante que o esperava em terra. Começara a paixão três meses antes de sair a corveta. Chamava-se Genoveva, caboclinha de vinte anos, esperta, olho negro e atrevido. Encontraram-se em casa de terceiro e ficaram morrendo um pelo outro, a tal ponto que estiveram prestes a dar uma cabeçada, ele deixaria o serviço e ela o acompanharia para a vila mais recôndita do interior.
A velha Inácia, que morava com ela, dissuadiu-os disso; Deolindo não teve remédio senão seguir em viagem de instrução. Eram oito ou dez meses de ausência. Como fiança recíproca, entenderam dever fazer um juramento de fidelidade.
- Juro por Deus que está no céu. E você?
- Eu também.
- Diz direito.
- Juro por Deus que está no céu; a luz me falte na hora da morte.
Estava celebrado o contrato. Não havia descrer da sinceridade de ambos; ela
chorava doidamente, ele mordia o beiço para dissimular. Afinal separaram-se, Genoveva foi ver sair a corveta e voltou para casa com um tal aperto no coração que parecia que "lhe ia dar uma coisa". [...]

4. O que significa dizer que Deolindo iria ter uma “noite de almirante”?

6. Uma das constantes da ficção machadiana é o conflito entre ser e parecer, entre a essência e a aparência, sob a qual a verdade se esconde. Como isso aparece no conto?



7. Pelo conto lido, que diferença podemos perceber no Realismo em relação ao Romantismo?


games0800oficial: Oque o texto e uma crônica ou um conto

Soluções para a tarefa

Respondido por yuri14rodrigues
2

4. Quer dizer que Deolindo iria passar a noite junto de sua amada, como há tanto tempo havia desejado.

6. Após dez meses de ausência, Deolindo não parecia ser tão verdadeiro quanto parecia.

7. O Realismo teve sua criação na França, durante o século XIX. Foi um dos movimento literários artísticos mais influentes daquele período e foi um importante marco na Literatura.

Dentre as características do Realismo, estão presentes alguns pontos de vista diferentes acerca das relações entre os seres humanos, com uma pegada mais objetiva e realista.

O Realismo serviu como uma manifestação opositora em relação à ótica do Romantismo.


arrasousaldanha2345: Obrigado
Perguntas interessantes