Nóbrega e Prado alertam que o Desenho não deve ser coadjuvante na educação infantil, pois o ato de desenhar [...] ocupa lugar relevante em seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Aprender a desenhar é tão importante quanto aprender a falar ou escrever, já que o desenho é um modo de representar externamente a construção interna das estruturas espaciais, que resultam de uma interação com o real (NÓBREGA; PRADO, 2013, p. 6). Sobre o papel do(a) professor(a) neste processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
fvvv
Explicação:
Resposta:( ) O docente pode, em casos particulares, realizar o desenho pela criança, para contribuir com o desenvolvimento da sua coordenação motora.
( ) Não cabe ao docente interferir no desenho da criança, esta deve fazer suas escolas: cores, formas, movimentos.
( ) A criança deve ser protagonista do processo.
( ) Ao docente, cabe mediar o ato criativo, fornecendo apoio e atenção no processo de desenvolvimento da linguagem gráfica da criança.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NÓBREGA, M. J; PRADO, R. Apresentação. In: IAVELBERG, R. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013. 144 p.
A) V - V - F - F.
B) F - V - V - V.
C) V - V - V - F.
D) F - F - V - V.
Explicação:
B- F V V V