Português, perguntado por grazielle9693, 1 ano atrás

No verso “Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada”, pode-se perceber: (A) o emprego da citação, pela apropriação da expressão bíblica “do pó viemos e ao pó voltaremos”, com o fim de ressaltar a permanência da beleza de Maria em oposição ao pó passageiro. (B) o uso da metáfora, através do emprego dos substantivos “terra”, “cinza”, “pó”, que simbolizam elementos do cemitério, culminando com o pronome “nada”, que se refere à ausência de sentimentos do poeta. (C) o uso da gradação, pela disposição de vocábulos em seqüência, na qual se nota uma direção de sentido, enfatizando a transformação que o tempo opera na beleza. (D) o emprego da enumeração, pela revisão de todas as maneiras, circunstâncias e partes da beleza de Maria, reforçando os aspectos positivos e permanentes desta beleza. (E) o emprego do contraste entre a beleza de Maria e a feiúra do cemitério, cheio de cinza, pó e sombra, que não servem para nada.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
4
O poema de Gregório de Matos, parte integrante de "Obra Poética", exprime a beleza e jovialidade de Maria, em sua mocidade e formosura. 


No entanto, o poema realiza uma processo de gradação entre essa juventude e beleza que, com o passar do tempo, vai se transformando, e Maria chegará a uma idade madura.


Nessa gradação, exemplificada que "Oh não aguardes, que a madura idade / Te converta em flor" seguida do verso  "Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada”, ou seja, a beleza desaparecerá, gradativamente, como a progressão expressa por terra, cinza, pó, sombra, nada.


A alternativa correta é, portanto, a letra C.


Espero ter ajudado ;)
Perguntas interessantes