No vácuo do espaço não existe ar por isso um planeta ou outro corpo celeste pode seguir reto para sempre(se nada aparecer em sua frente) porque não existe a resistência do ar,logo seria possível gerar energia cinética infinita? (eu sei q é impossível gerar energia infinita, só to curioso)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Isso não é possível a energia cinética de um corpo é dada pela seguinte fórmula:
T = m*v^2/2,
onde T é a energia cinética, m é a massa do corpo e v sua velocidade.
Como dito na questão no vácuo não há atrito com o ar, logo o corpo permanecera sempre se movendo em linha reta com uma mesma velocidade v, dessa forma como a velocidade não varia podemos afirmar que sua energia cinética não ira aumentar, com isso não poderemos ter energia cinética infinita.
O aumento ou redução da energia cinética em um corpo sempre é decorrente de um trabalho, podemos ver isso na seguinte relação fundamental:
W = Tf - Ti.
onde W é o trabalho, Tf é a energia cinética final do corpo e Ti é a energia cinética inicial do corpo.
A partir da fórmula acima percebemos que para 'gerar' energia cinética infinitamente seria necessário aplicar um trabalho infinito sobre o corpo.
Com isso concluímos que nessa situação como a velocidade do corpo, no vácuo, é constante sua energia cinética seria constante, logo nessa caso não teríamos energia infinita.