No trecho: "É o Paquequer: saltando de cascata em cascata, enroscando-se como uma serpente". O Paquequer é um rio que é comparado a uma serpente. Qual é o efeito produzido por essa comparação? * 1 ponto a) O rio ganha vida com a personificação e para a descrição é importante a personificação, uma vez que a natureza é idealizada. b) O rio ganha características do animal com a comparação, uma vez que é importante a sua preservação. c) A serpente é valorizada, assim como o rio, na narrativa e ganha importância na descrição realista da obra. d) A narrativa ganha contornos de realidade, característica típica do período literário deste romance. 2. A narrativa sempre traz o narrador como um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento da história. Como se caracteriza o narrador do trecho lido? * 1 ponto a) Um narrador-personagem, pois ele descreve o lugar em que está antes de começar a contar sua história. b) Um narrador-observador, pois na descrição não há presença de primeira pessoa no discurso. c) Um narrador-intrometido, pois na descrição há várias inserções de intromissões do narrador. d) Um narrador-opinativo, pois ele dá seu parecer sobre o ambiente que descreve com opiniões sinceras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A) O rio ganha vida com a personificação e para a descrição é importante a personificação, uma vez que a natureza é idealizada.
2-B) Um narrador-observador, pois na descrição não há presença de primeira pessoa no discurso
Explicação:
fiz no class
1) O efeito produzido pela comparação referida no enunciado está de acordo com a letra A) O rio ganha vida com a personificação e para a descrição é importante a personificação, uma vez que a natureza é idealizada.
2) O narrador se caracteriza da forma apresentada na letra B) Um narrador-observador, pois na descrição não há presença de primeira pessoa no discurso.
1) No trecho mencionado, é realizada uma comparação entre o rio e uma serpente, de acordo com seu trajeto percorrido. Ou seja, através da descrição do formato e comparação entre elemento inanimado com um que possui vida, o autor faz uma personificação.
A personificação é bastante utilizada na literatura, e é caracterizada como uma figura de pensamento. Nessa figura de linguagem, há a atribuição de características humanas ou da natureza a coisas que não possuem vida ou formato, como objetos, sentimentos e sensações.
O objetivo do uso dessa figura de linguagem é dramatizar a narrativa ou comunicação.
2) O narrador se caracteriza como um narrador-observador, pois diferentemente do narrador personagem, ele não participa da história, sendo portanto apenas um observador dos fatos.
Veja mais sobre personificação em:
https://brainly.com.br/tarefa/10307324