No trecho abaixo Gaudêncio Frigotto, o filósofo e pedagogo brasileiro, faz dura critica a forma como tem sido desenvolvidas as políticas de ensino profissionalizante no pais. Ele denuncia que essas politicas atendem apenas aos interesses do mercado e não as finalidades próprias da educação, ou seja, a formação do cidadão. "... Em 1963, no curto governo João Goulart, em razão da carência de trabalhadores qualificados, criou-se o Programa Intensivo de Preparação de Mão de Obra (Pipmo), que foi transitório e de curta duração. Veio o golpe civil-militar e esse programa durou dezenove anos. O que é espantoso é que, cinquenta anos depois, a grande politica do Estado brasileiro na formação profissional dos jovens e adultos reedita o Pipmo, com as mesmas caracteristicas, mas com um volume muito maior de recursos, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Essas politicas, sem a base do ensino médio, constituem um castelo de areia. A meta até 2014 anunciada pelo Ministério da Educação é de 8 milhões de vagas, a maioria no Sistema S, especialmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com o aporte de dinheiro público do BNDES de R$ 1,5 bilhão, pavimenta-se esse castelo, mas continuaremos negando a efetiva cidadania politica, econômica, social e cultural à geração presente e futura de nossa juventude. Na expressão de Florestan Fernandes, "continuaremos a ser um Brasil gigante com pés de barro". Vale dizer, um gigante econômico com uma democracia efetiva frágil e formal e uma sociedade absurdamente desigual." (Gaudencio Frigotto, artigo publicado no Le Monde Diplomatic, em março de 2013)
Essa forma de pensar a educação tem estreita relação com um conceito weberiano. Identifique qual proposição que melhor expressa essa correspondência:
a) Refere-se a Pedagogia do Cultivo, voltada para a formação de um tipo de individuo culto a partir de uma educação de caráter abrangente, com implicações na própria qualidade de vida do indivíduo.
b)Refere-se a Pedagogia do Treinamento, voltada para a formação de um tipo de indivíduo culto a partir de uma educação de caráter abrangente, com implicações na própria qualidade de vida do individuo.
c)Refere-se a Pedagogia do Treinamento, considerada como um modelo educacional imposto pela racionalidade da sociedade capitalista, que mantinha uma relação utilitarista com o conhecimento, destinada apenas à formação de quadros para o mercado de trabalho.
d) Refere-se a Pedagogia do Oprimido, considerada como um modelo educacional alternativo a racionalidade da sociedade capitalista, que busca a formação do sujeito histórico e crítico, capaz de transformar a sua realidade.
e) Refere-se a Pedagogia do Oprimido, considerada como um modelo educacional imposto pela racionalidade da sociedade capitalista, que mantinha uma relação utilitarista com o conhecimento, destinada apenas à formação de quadros para o mercado de trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
e) Refere-se a Pedagogia do Oprimido, considerada como um modelo educacional imposto pela racionalidade da sociedade capitalista, que mantinha uma relação utilitarista com o conhecimento, destinada apenas à formação de quadros para o mercado de trabalho.
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás