No trecho abaixo, destaque tópico frasal e conclusão:
Não nascemos prontos [...] é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse, mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando...
Isso não ocorre com gente, mas com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo. Eu, no ano 2000, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada)
Mario Sergio Cortella
Escolha uma:
a. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo /(revista e, às vezes, um pouco ampliada)
b. Não nascemos prontos / Eu, no ano 2000, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada)
c. [...] é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica / sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada)
d. Não nascemos prontos[...]/ sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada)
e. Não nascemos prontos[...] é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica / sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada)
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Alternativa B.
Não nascemos prontos / Eu, no ano 2000, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada)
Explicação:
O tópico frasal é a oração que traz a ideia central de um parágrafo. É uma frase curta que, geralmente, aparece logo no início do parágrafo, trazendo o ponto de vista a ser explorado.
Nesse texto, o tópico frasal é "Não nascemos prontos".
A conclusão aparece no final de texto, retomando e reforçando a ideia inicial. Então, a conclusão desse texto é: "Eu, no ano 2000, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada)".
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás