No trecho a seguir, o jornalista Marcelo Rubens Paiva relata a manhã de 20 de janei- ro de 1971, quando seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva, foi levado de casa por agentes da polícia.
O feriado de 20 de janeiro de 1971 é um dia que não tem fim. [...] seis sujeitos armados em trajes civis cruzaram o quintal. [...] A empre- gada entrou pálida. Disse para o meu pai que tinha uns homens querendo falar com ele. Ele saiu. [...] Tomando o "aparelho", fizeram perguntas, trocaram informações por rádio, até informa- rem que o levariam para prestar um depoimen- to. Coisa de rotina. [...] Na manhã seguinte, e isso se repetiria por muitos anos, acordei ansioso, e a primeira coi- sa que fiz foi correr para ver no quarto deles se meu pai tinha voltado. Nada.
Com base nesse trecho, escreva sobre a importância das Comissões da Verdade na autuação de casos como o de Rubens Paiva.
Soluções para a tarefa
A ação das Comissões da Verdade no caso de Rubens Paiva foi de extrema importância, uma vez que revelou a verdade tapando uma lacuna deixada em aberto na história por mais de 40 anos, confirmando a morte do ex-político que havia sido sequestrado durante a ditadura militar.
O que é a Comissão Nacional da Verdade?
A CNV, abreviação de Comissão Nacional da Verdade, foi criada durante o governo de Dilma Rousseff para investigar ações ocorridas durante o período da ditadura militar que infringiam gravemente os direitos humanos.
Seu objetivo principal era esclarecer os fatos que haviam sido escondidos ou manipulados pelo Estado da época, analisando-os dentro de um contexto histórico a fim de, além de expor a verdade, recomendar novas medidas para que essas violações nunca voltem a ocorrer.
Para ler mais sobre as Comissões da Verdade:
https://brainly.com.br/tarefa/19549893
#SPJ1