História, perguntado por ricardo7883, 5 meses atrás

No transcorrer da história do pensamento político ocidental, é possível constatar a emergência de novos modos e sistemas de conceber a política, em especial, em momentos históricos de rupturas mais evidentes entre os pensadores da filosofia política. No período medieval, que teve forte predominância do pensamento político cristão, vinculado aos filósofos da Igreja, surgiram noções bastante específicas sobre as formas ideais de organizar o Estado e a política. Ao final desse período, temos o advento da modernidade do pensamento político, com Maquiavel, no âmbito do Renascimento Cultural. Considerando esse contexto, discorra sobre os principais pontos de discordância de Maquiavel em relação ao pensamento político medieval.​

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
0

No transcorrer da história do pensamento político ocidental, podemos ver a necessidade de forma de governo em decorrência a certos valores. Em vista disso, os principais pontos de discordância de Maquiavel em relação ao pensamento político medieval era a predominância dos valores cristãos.

Maquiavel e o Pensamento Político Medieval

Para o filósofo, um governo bem sucedido seria aquele em que o governante fosse o mais neutro possível de seus valores, pois acreditava que eles interferem nos interesses do Estado.

Visto isso, os principais pontos de discordância de Maquiavel com o pensamento político medieval eram a interferência e predominância dos valores cristãos na imagem do soberano. Pois para Maquiavel, o uso da força, crueldade, mentira, e a má fé, deveriam ser usados em decorrência da necessidade do Estado.

Portanto, para um governo pleno, o soberano deveria ser neutro de seus interesses, visando o melhor para o Estado. O que era impossível na Idade Média, já que com a predominância da Igreja Católica, o poder político estava sempre em volta de seus valores.

Saiba mais sobre "Maquiavel e o Pensamento Político Medieval" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1411455

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes