No trabalho com os conteúdos referentes às Ciências Naturais, por sua vez, algumas instituições limitam-se à transmissão de certas noções relacionadas aos seres vivos e ao corpo humano. Desconsiderando o conhecimento e as ideias que as crianças já possuem, valoriza a utilização de terminologia técnica, o que pode constituir uma formalização de conteúdos não significativa para as crianças. Um exemplo disso são as definições ensinadas de forma descontextualizadas sobre os diversos animais: “são mamíferos” ou “são anfíbios” etc., e as atividades de classificar animais e plantas segundo categorias definidas pela Zoologia e pela Biologia. Desconsidera-se assim a possibilidade de as crianças exporem suas formulações para posteriormente compará-las com aquelas que a ciência propõe”.
FONTE: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Natureza e Sociedade. Volume 3, página 165.No trecho retirado do Referencial Curricular, você acredita que exista um ambiente de aprendizado produtivo? Se não, como deveria ser esse ambiente? Descreva.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
No contexto apresentado não ocorre a existência de um ambiente de aprendizado produtivo.
É de fundamental importância que os educadores apostem em estratégias dinâmicas de ensino, visando conquistar mais espaços para projeções atrativas, em que a interação e a inclusão estejam devidamente presentes.
Espaços que envolvam a tecnologia, ou como laboratórios, são de grande colaboração, visto que contribuirão para que os alunos coloquem em prática seus conhecimentos sobre diversos assuntos didáticos.
Bons estudos!
Respondido por
8
Resposta:
letra A
Explicação:
ensinar conceitos muitas vezes pode se resumir numa aprendizagem sem significado e, nos melhores casos, servem apenas para que as crianças memorizem e reproduzam quando solicitadas.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás