Português, perguntado por alessandra02silva, 5 meses atrás

No título do texto "No país do outrossim" podemos perceber uma antecipação à crítica da escolha de vocabulário. Por que podemos fazer essa afirmação?

Soluções para a tarefa

Respondido por 4leph
0

Podemos fazer esta afirmação pelo paralelismo que o autor faz entre País das Maravilhas - ou seja, irreal, que remete à Alice de Lewis Carroll - e País do Outrossim, onde outrossim assume o valor de irreal, das "maravilhas". ⇒Ou seja, já podemos esperar uma crítica pela ironia do título.

No país do outrossim.

A crônica de Sérgio Rodrigues, autor de O Drible e Viva a Língua Brasileira foi publicada em 22 de setembro de 2019 e faz uma crítica pesada e bem fundamentada ao uso do que chama de jurisdiquês nas redações nota mil do ENEM nos anos anteriores.

De acordo com o ponto de vista do autor, o uso de expressões como as abaixo está em total desacordo com a atual língua falada e escrita no Brasil:

  • "Outrossim, compete ao Legislativo...”
  • Destarte, é fundamental analisar...”
  • Não obstante, tal questão...”
  • Ademais, é fulcral ressaltar...”
  • “Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário...”
  • “Por conseguinte, cabe ao ministério...”
  • “Assim, observar-se-ia...”

Mais do que isso, aponta que o fato de redações com estas expressões figurarem entre as melhores no ENEM e estarem expostas na WEB:

⇒ Expõe novos candidatos a uma língua que não é a deles - pois a web é onde buscam ajuda.

⇒Demonstra que há examinadores totalmente despreparados analisando as redações do exame nacional do ensino médio.

Rodrigues finaliza afirmando não ter dúvidas de que os escritores nota mil do ENEM com certeza são capazes de produzir textos na nossa língua, mas tem muitas dúvidas em relação ao restante da população, já que segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) de 2018, apenas 12% dos brasileiros de 15 a 64 anos são plenamente alfabetizados.

Então, no ponto de vista do autor, haveria um abismo entre a língua idealizada e o real domínio da língua pela população geral, alargado pela disseminação da "cafonice" e do "jurisdiquês".

Mais sobre sociolinguística aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25841885

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes