no texto "terra das montanhas"
Soluções para a tarefa
Boa tarde Kaylane !!
Talvez possa ser a letra " B "
Bom, espero ter ajudado !!!
Bom dia, Kaylane! Segue a resposta com algumas explicações.
Resolução do exercício 1, com uma breve análise das alternativas.
OBSERVAÇÃO: Embora seja proposta uma breve análise de cada alternativa, sugerida uma resposta e haja um trecho de duas linhas do texto no enunciado da pergunta, registra-se que a análise se tornaria perfeita se a íntegra do texto houvesse sido postada junto à pergunta.
Trecho do texto: "Minha terra, sua terra, a terra das montanhas e dos vulcões, vizinha à terra do grande rio, também sua, também minha."
A)destacar as belezas naturais das terras dos personagens. (FALSO)
Justificativa: Embora o narrador enumere as riquezas e grandiosidades naturais existentes na terra (montanhas, vulcões e grande rio), a intenção dele extrapola o simples destaque, de modo a buscar os laços que unem a ele e à pessoa com quem falava ao território que continha as referidas belezas naturais.
B)enfatizar o desejo da personagem de ampliar o seu território. (FALSO)
Justificativa: Não há elementos na fala do narrador que indiquem o desejo de aumento de território. Afinal, para que houvesse isso no discurso o narrador deveria falar sobre a terra e as riquezas ali existentes como pertencentes a si e aos seus companheiros, excluindo a pessoa a quem o discurso se destina e utilizando exclusivamente pronomes e termos ligados à primeira pessoa.
C)evidenciar a ligação dos personagens com a terra. (VERDADEIRO)
Justificativa: A enfatização por meio da utilização dos pronomes possessivos "minha" e "sua" no início e no final do discurso deixa claro que a intenção do narrador seria vincular a si e à pessoa com quem falava ao território que continha as riquezas naturais enumeradas no trecho.
D)ressaltar os acidentes geográficos da região. (FALSO)
Justificativa: Conforme mencionado na justificativa ao item a, o narrador não objetiva simplesmente exaltar as mudanças de relevo (acidentes geográficos) existentes, mas sim citar as grandiosidades como pertencentes a todos os ali presentes à sua fala, de modo a equalizar a responsabilidade sobre ela.
Resposta: ALTERNATIVA C.
Espero haver lhe ajudado e bons estudos!