História, perguntado por maluca342, 5 meses atrás

No texto, que é parte de uma reportagem que trata dos Tupinambá, está presente uma característica dos povos indígenas utilizada pelos estudiosos para agrupar e estudar tais populações.


Cada povo indigena tinha seus próprios costumes e modos de vida quando os portugueses chegaram ao Brasil. [...] os tupinambás [...] habitavam toda a costa na época do Descobrimento. Era um povo que tinha como lingua predominante o tupl-guarani - ao contrário do que muita gente pensa, é uma lingua, e não um povo. Suas guerras eram uma atividade mais defensiva, e não uma maneira de conquistar territórios, como hoje.


Tendo como base o texto, identifica-se que o critério comumente utilizado pelos especialistas para organizar os estudos sobre os povos indígenas do Brasil relaciona-se com

A. a lingua falada por cada um dos grupos, a partir dos troncos linguisticos e das familias linguísticas.

B. a região habitada pelos grupos, variando somente de acordo com cada estado brasileiro.

C. o deus cultuado por cada um dos grupos, o que varia de acordo com a região habitada.

D. o tom de pele dos componentes dos grupos, a partir de fatores genéticos comuns.​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaclaraujo200873
3

Resposta:

letra A)

  1. dos essa prova e acertei e essa lata mesmo podem confiar ❤
Respondido por oreques
1

Hoje, em nosso país existem em torno de 181 línguas indígenas, que se distribuem em torno de 40 conjuntos aos quais são chamados de famílias linguísticas, que são reconhecidamente aparentadas em um nível genético mais remoto, o que se denomina tronco linguístico. Por isso nossa alternativa correta é a letra A.

Porque a língua e não a região?

Ao usarmos como exemplo o tronco linguístico tupi, que abarca a maior parte do território do país podemos ver que ele se estende do Amapá até o Rio Grande do Sul, não ficando restrito a estados brasileiros.

Para saber mais sobre línguas indígenas: https://brainly.com.br/tarefa/51354697

#SPJ2

Perguntas interessantes