No texto Pensamento social de Rousseau, Cláudio Fernandes fala sobre as teorias sociais de um dos mais influentes filósofos da modernidade, Jean-Jacques Rousseau.
A partir das informações apresentadas no texto, analise as assertivas que seguem e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. Edmund Burke acreditava que Rousseau não havia compreendido a natureza humana.
II. A principal obra do pensamento social de Rousseau foi Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.
III. Para Rousseau, a natureza humana é má e deve ser controlada pela sociedade.
IV. Segundo Rousseau, era necessário reduzir o poder soberano sobre os cidadãos livres.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Sobre o Pensamento social de Rousseau, as afirmações são, respectivamente: V - V - F - V .
I- Verdadeira: Edmund Burke foi um dos filósofos que evidencia as inúmeras contradições entre as propostas de Rousseau para a transformação da moralidade, da sociedade e da política e a conduta pessoal.
II- Verdadeira: uma das maiores obras de Rousseau foi " Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" publicada em 1755.
III- Falsa: para Rousseau a concepção de que a natureza humana é boa. Ele pensava que o homem é bom por natureza, mas age mal forçado pela sociedade que o corrompe.
IV-Verdadeira: De acordo com Rousseau, era necessaria uma redução do poder do Estado soberano sobre os cidadãos livres, que deviam se-organizar com um contrato social, livres das imposições do Estado e baseados nos princípios da sociedade civil.