No texto, o autor se refere, como obstáculo a expansão dos direitos de cidadania no Brasil, a permanência de estruturas econômicas e sociais, que datam do tempo colonial. Você concorda com a opinião dele? Que estruturas são essas? Escreva um texto sobre elas e cite dois exemplos concretos dessa permanência:
texto: a separação entre o homem e o cidadão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Este artigo analisa as distorções teóricas que surgem quando se examina o processo e construção democrática no Brasil unicamente por meio do enfoque institucional. Esta abordagem não consegue explicar a ambigüidade entre o surgimento de uma economia de mercado e uma sociedade passiva e desconfiada dos representantes eleitos e das instituições políticas. Tal situação produz condições adversas para o fortalecimento democrático e a institucionalização de uma cultura política participativa. Nesse contexto, é possível desenvolver a capacitação política dos cidadãos via capital social como dispositivo alternativo de cidadania? Os resultados aqui apresentados não são muito alentadores a esse respeito.
Sim, é possível concordar que a expansão da cidadania no Brasil ainda está limitada aos contextos coloniais, visto que foram deixadas muitas heranças nocivas que dão conta de estruturas sociais, como a formação latifundiária e o patriarcalismo, que distanciam alguns grupos da conquista efetiva dos seus direitos.
A colonização do Brasil e as estruturas sociais originárias
A visão exploratória do colonizador impactou a posse de terras do Brasil que saciariam as demandas de muitos agricultores que dependem diretamente desse espaço para garantir sua alimentação, porém, terra ainda é sinônimo de poder, por isso não são igualmente compartilhadas.
Além disso, os portugueses deixaram a herança da supremacia masculina, gerando a mentalidade de que as mulheres estão submissas aos homens.
Aprenda mais sobre as consequências oriundas da colonização do Brasil: brainly.com.br/tarefa/4394683
#SPJ2