no texto medidas simples garantem mais segurança no trânsito onde os bons exemplos devem começar
Soluções para a tarefa
Por meio das CIPAs (comissão de prevenção de acidente de trabalho), algumas grandes empresas contratam palestras e cursos aos seus funcionários que usam motos como meio de transporte. O acidente de trânsito no percurso casa-trabalho-casa entra na estatística de acidente de trabalho e pode prejudicar a empresa para obter licenças e homologações ISO. Daí a importância de levar o conceito de pilotagem segura aos funcionários motociclistas.
Outros bons exemplos surgem entre os comerciantes de motos. Em Barra do Garças, MT, a concessionária Honda Motogarças iniciou um trabalho de palestras e cursos de pilotagem tão eficiente que até o Ministério Público comprou a ideia e obrigou os novos motociclistas da cidade a passarem pelo curso de aperfeiçoamento. As palestras entraram até nas universidades com uma ótima adesão por parte dos alunos.
Também impulsionada pela necessidade de levar o tema segurança a todos os níveis da sociedade, a Assohonda – Associação Brasileira de Distribuidores Honda – pretende iniciar uma campanha para que seus associados sejam multiplicadores do conceito Harmonia no Trânsito. O mote da campanha não será apenas fomentar a pilotagem segura, mas ir mais fundo com a difusão das melhores práticas cidadãs, que objetiva atingir desde a criança no ensino fundamental, até a formação de instrutores de moto-escolas.
Pensar em melhorar a segurança de trânsito sem envolver todos os setores da sociedade é como enxugar gelo, parece que nunca dá resultado. Mas aos poucos isso vem sendo absorvido por quem vive da e para a moto porque também não dá para ficar de braços cruzados.