No texto, Manuel de Bandeira menciona a epígrafe de uma obra de Goethe. No dicionário eletrônico Houaiss da lingua portuguesa, assim se define epígrafe:
título ou frase que, colocada no inicio de um livro, um capitulo, um poema, etc., serve de tema ao assunto ou para resumir o sentido ou situar a motivação da obra.
A epígrafe pode ser comparada ao mote, exemplificado no poema "Mote e glosas", de Manuel Bandeira? Por quê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Manuel Bandeira, em "Mote e Glosas" nos presenta mote como título, que é uma estrofe representando seu significado, colocado antes dos poemas para que por intermédio dessa, seja sugerido o tema da obra. Esse exercício permite ao leitor identificar a presença de metalinguagem no poema.
A epígrafe não pode ser comparada com o título Mote em Glosas porque o título não faz referência clara ao conteúdo da obra, não introduz a ideia que será abordada na mesma.
Respondido por
3
Resposta:
Sim, porque ambos são colocados no início de uma obra (nos dois casos, de um poema) e estabelecem diálogo entre os textos. No caso do poema de Bandeira, serve de tema ao assunto; no poema de Goethe, situa a motivação da obra, ou seja, a razão que a justifica.
Explicação:
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás