No texto II, observa-se que o discurso do cronista Rubem Braga apresenta procedimentos relacionados ora com a descrição, ora com a narração, ora com a dissertação. A linguagem empregada de forma argumentativa, conforme convém à dissertação, ocorre em: a) ". sim, só da gente do povo podemos esperar uma coisa assim nesta cidade de ganancia e de injustiça. Só o pobre tem tanta riqueza para dar de graça." b) "Alguém mandou no botequim da esquina trazer cerveja e cachaça." c) "Os que ouviam não batiam palmas nem pediam música nenhuma;" d) "Juntaram-se na varandinha de uma casa abandonada..." e) "Eram todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro e uma cabaça.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
É possível observar que a argumentação do autor Rubem Braga de forma dissertativa está presente no item A.
A noite vista pelo motorista e pelo amigo do narrador era totalmente diferente daquilo que foi contado pelo narrador, onde não havia luar e nem uma paisagem tão bonita.
A noite para o narrador era um luar, com alvas e uma paisagem irreal. O motorista ficou contente em saber como era a noite vista lá de cima.
Justamente por enxergarem pontos de vista opostos, o autor infere informações sobre as demais pessoas para o motorista, como o fato de elas serem gananciosas e que cometem injustiças.
fernandesyarirenan:
tá legal
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Espanhol,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás