No texto Filosofia Política, de Francisco Porfírio, você leu sobre o papel da filosofia política na problematização e como instrumento da ciência política.
A partir da leitura do texto, avalie as afirmativas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. Tal como a ciência política, a filosofia política não usa um método específico para organizar os seus estudos.
II. A filosofia política busca estabelecer críticas e fomentar novas ideias ao movimento que pensa a organização política.
III. A filosofia política possui pretensão metódica e científica, e permite diferentes teorias sobre a organização política.
IV. Os filósofos e teóricos da política buscam entender elementos políticos como o governo, Estado, entre outros.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todas são verdadeiras.
Explicação:
Resposta:
Alternativa 1: V, V, F, F.
Explicação:
I. Tal como a ciência política, a filosofia política não usa um método específico para organizar os seus estudos. (VERDADEIRO)
R: Diferentemente da ciência política, a filosofia política não usa um método específico para organizar os seus estudos e pressupostos, pois a sua pretensão pende muito mais para a problematização do que para a formação de conhecimento científico, no entanto, a filosofia política é um instrumento para a ciência política.
II. A filosofia política busca estabelecer críticas e fomentar novas ideias ao movimento que pensa a organização política. (VERDADEIRO)
R: A filosofia busca o entendimento, a movimentação e a constante criação de novos conceitos, sempre questionando e problematizando o que advém do senso comum, da opinião, da tradição e da religião. Com a filosofia política não é diferente, pois os filósofos desse campo do pensamento sempre buscaram estabelecer críticas e fomentar novas ideias que dessem movimento ao campo intelectual que se atreve a pensar e questionar o campo da organização política.
III. A filosofia política possui pretensão metódica e científica, e permite diferentes teorias sobre a organização política. (FALSA)
R: A filosofia política, ao diferenciar-se da ciência política por não haver uma pretensão metódica e científica, permitiu aos vários pensadores elaborar diferentes teorias sobre a organização política, mas sempre questionando e dialogando com o conhecimento anterior e estabelecendo novos conceitos acerca dos problemas políticos
IV. Os filósofos e teóricos da política buscam entender elementos políticos como o governo, Estado, entre outros. (FALSA)
R: Nesse sentido, os filósofos (e também teóricos) da política dedicaram-se a entender questões relacionadas a elementos políticos, como governo, Estado, as noções de público e privado, os diferentes tipos e formas de governo, além de noções éticas e econômicas estritamente relacionadas à política.