No texto Compreender bem para ensinar bem, estudado na Semana 3, a autora, Sílvia Gasparian Colello, destaca que a alfabetização é uma aprendizagem complexa, que para além da aquisição do sistema alfabético de escrita, pressupõe a inserção do sujeito no universo letrado; por isso, é uma ampla meta educativa na constituição cognitiva, social e política. Sendo assim, aponte os enunciados que são verdadeiros.
I) Como a aprendizagem da leitura e escrita não começa e não se esgota entre as paredes da sala de aula, a alfabetização é uma responsabilidade escolar, mas é também um compromisso político.
II) Projetada como um conteúdo a ser desenvolvido a longo prazo, a aprendizagem da língua materna prevê o desenvolvimento das competências linguísticas que merecem ser trabalhadas ao longo de toda a escolaridade.
III) Instituir novas práticas em sala de aula sem mudar concepções de ensino e de educação é impor ao sistema reformas apenas periféricas.
IV) Na concepção dialógica defendida pelo linguista russo Mikhail Bakhtin (1895-1975), escrever é um exercício interativo de construção de significados, que se organiza a partir de um universo polifônico (o conjunto de ideias que circulam em um dado contexto) e de posturas responsivas, isto é, de sujeitos que se manifestam reagindo às esferas discursivas.
Todas as alternativas são corretas.
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I e II são corretas.
Todas as alternativas são incorretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Todas corretas
Explicação:
Perguntas interessantes