Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

No texto ABORDE o fato de escola brasileira exclui os mais pobres ,visto que,a maioria das crianças que abandonam os estudos antes de completar os 8 anos de escolaridade obrigatória são de famílias pobres,do meio rural e dos bairros populosos das periferias das grandes cidades.Atente ainda para o fato de que seu texto deverá apresentar um título,ser coeso e coerente ,estar escrito em língua culta padrão e conter,no mínimo 10(dez) e máximo de 20(vinte) linhas​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por victoro12
6

É evidente que a saída dos jovens das escolas é um problema que persiste no cenário brasileiro. Embora a Constituição Federal, no artigo 6, garanta o acesso à educação como direito social, entraves precisam ser superados para que essa escolarização seja plena. Esses obstáculos ocorrem seja pela desigualdade social existente no país ou ainda pelo desinteresse dos adolescentes nas aulas preparadas por professores mal remunerados. Logo, essa questão precisa ser discutida e combatida.

Convém destacar que as oportunidades educacionais não são ofertadas de forma igualitária no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola. Isso acontece principalmente na fase final da vida escolar, ou seja, no Ensino Médio, pois esses adolescentes desejam ou precisam se inserir no mercado de trabalho para ajudar suas famílias. Assim, eles não são capazes de atingir o ápice do pensamento freireano defendido na obra Pedagogia do Oprimido em que o indivíduo pode de se utilizar da educação para superar as desigualdades sociais a que é submetido, pois necessita abandonar a escola antes disso.

Deve-se ressaltar também que as instituições de ensino não são atrativas para o jovem tupiniquim. Dessa forma, eles sentem-se desmotivados por não verem nela um meio de ascensão social. Somado a isso, professores também fazem parte desse grupo, uma vez que são frustrados pela baixa remuneração salarial que recebem e pela negligência do Governo, que fornece cada vez menos investimento a esse setor. Assim, raríssimos casos parecidos com o da senhora Gruwell ocorrem fora da ficção, personagem do filme Escritores da Liberdade; ela supera todas as dificuldades existentes e consegue engajar seus alunos e os convencer a não abandonar os estudos.

Portanto, medidas são necessárias para amenizar o problema. O Ministério da Educação deve remunerar melhor os profissionais de ensino através da destinação de verbas arrecadadas por meio de impostos pagos pela sociedade a fim de manter os professores satisfeitos e motivados, o que fará com que eles desempenhem um melhor trabalho para com os alunos. Dessa forma, os estudantes se sentirão mais atraídos e não abandonarão os estudos. É fundamental também que o Ministério da Economia aumente o financiamento de programas sociais para que as famílias mais humildes recebam o suficiente a fim de que seus filhos não precisem abandonar a escola para trabalhar. Somente assim o que está previsto na Constituição finalmente será vivenciado plenamente na prática.


Usuário anônimo: valeu mesmo
Usuário anônimo: pode me ajudar numa outra pergunta que eu acabei de de perguntar aqui no Brainly
Perguntas interessantes