No texto a seguir, observe a descrição de um aprendizado gerado pelo estudo antropológico das culturas. Aos poucos, notamos que o menor dos nossos comportamentos (gestos, mímicas, posturas, reações afetivas) não tem realmente nada de “natural”. Começamos, então, a nos surpreender com aquilo que diz respeito a nós mesmos, a nos espiar. O conhecimento da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento das outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única. LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000. p. 21.
De acordo com o texto, o estudo antropológico das culturas gera a
(A) reflexão sobre nossas próprias condições com base na consideração da alteridade.
(B) percepção da superioridade dos modos de vida nos quais fomos socializados.
(C) avaliação de que tradições e costumes distintos dos nossos precisam ser mais desenvolvidos.
(D) consideração de que outros povos se espelharam nas nossas visões de mundo para formar as deles.
(E) observação das determinações genéticas e geográficas das especificidades das nossas realidades sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
42
Alternativa A.
A concepção que define a antropologia interpretativa é a busca pelo entendimento sobre o indivíduo humano, comoo único primata que sabia distinguir água benta de H2O assim como outros elementos que apenas com a percepção podem ser diferenciados.
Assim, essa interpretação se dá pelo caráter sociocultural e evolução do homem a partir do entendimento de rituais, percepções, entre outros significados que dão vida a antropologia simbólica, ou seja, como os indivíduos de um grupo se comunicam e manipulam os símbolos de linguagem.
Perguntas interessantes