Filosofia, perguntado por juliiaaaaaaaaaaaa, 11 meses atrás

No texto a seguir, o filósofo contemporâneo Fernando Savater refere-se ao pensamento de Immanuel Kant. Existe aqui um princípio da arte da educação que os homens, particularmente os que elaboram programas de ensino, deveriam ter sempre em mente. Não se devem educar as crianças unicamente segundo o estado atual da espécie humana, mas segundo o seu futuro estado possível e melhor, ou seja, de acordo com a Ideia de Humanidade e com seu destino universal. Esse princípio tem grande importância. Geralmente, os pais educam os filhos tendo em vista apenas adaptá-los ao mundo atual, por mais corrompido que seja. Deveriam, porém, dar-lhes uma educação melhor, a fim de que um Estado melhor possa surgir no futuro.
SAVATER, Fernando. A aventura do pensamento: um passeio pela história da Filosofia e pelos grandes nomes do pensamento ocidental. Porto Alegre: L&PM, 2015. p. 136.

De acordo com o texto, Kant propôs que a educação das crianças estivesse de acordo com o destino universal humano, o qual, por sua vez, corresponde ao conceito de:
a) Autonomia
b) Contratualismo
c) Cosmopolitismo
d) Dever moral
e)imperativo categórico

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
11

Quando Kant fala de educação dois são os conceitos mais importantes: a autonomia e o dever moral.

A autonomia é a ideia de que o sujeito deve ser considerado responsável por si mesmo, capaz de escolher sozinho que caminhos tomar e agir de determinado modo  não por hábito, mas por uma decisão consciente.

O conceito do destino universal humano, apesar de depender da autonomia, não lhe é correspondente. É o dever moral, entendido por Kant como uma observância às leis intrínsecas da moralidade, que corresponde ao destino universal dos seres humanos.

É correta a alternativa D.

Perguntas interessantes