No texto a seguir, aborda-se a evolução do comportamento socioeconômico de países do Leste Europeu no século XXI.
Uma nova pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgada este mês [fevereiro de 2016] revelou um aumento expressivo na classe média no Leste Europeu e na Ásia Central: de 33 milhões de pessoas em 2001 para 90 milhões em 2013.
Segundo Cihan Sultanoglu, diretora do Escritório Regional do PNUD para a Europa e a Comunidade de Estados Independentes, a proporção de pessoas que vivem com 10 a 50 dólares por dia tem aumentado na maioria dos países.
Durante o mesmo período, o número de pessoas na região que vivem na pobreza diminuiu de 46 milhões em 2001 para aproximadamente 5 milhões em 2013. [...]
(ONUBR. PNUD: classe média no Leste Europeu e na Ásia Central triplicou desde 2001. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2016.)
Por meio do texto, pode-se compreender que as condições de vida nos países do Leste Europeu no século XXI têm melhorado, fato que vem a ser surpreendente, pois
(A) a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) não tem realizado nenhum tipo de investimento ou programa de desenvolvimento na região nas últimas décadas.
(B) países socialistas têm enfrentado profundas dificuldades financeiras nas últimas décadas.
(C) como fazem parte da Rússia, a queda da economia desse país deveria refletir em seus níveis de desenvolvimento.
(D) tais países iniciaram a última década do século XX em processo de transição do socialismo para o capitalismo.
(E) as barreiras econômicas impostas pela Cortina de Ferro têm prejudicado o desenvolvimento da economia de diversos países da região.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
LETRA D
Explicação:
ACABEI DE RESPONDER AQUI E TAVA CERTO
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás