no texto 1 para retratar as atribuições do mundo Gonzaga utiliza a cor local afastando-se das Convenções arcades nas primeiras quatro estrofes que atividades próprias do período colonial no Brasil são apresentadas justifique a sua resposta com elementos do texto
Soluções para a tarefa
Olá!
Podemos evidenciar que o autor Gonzaga certamente foge dos padrões estabelecidos ao tratar do ambiente por intermédio das suas cores locais muito quentes presentes. Isso ocorre porque nos poemas árcades um ambiente mais frio era retratado, passando um ar de sofisticação.
Todavia, Gonzaga evidencia o Brasil pelas suas cores quentes, onde a sofisticação anteriormente tão evidenciada certamente perde sua característica.
As atividades próprias do período colonial no Brasil apresentadas são:
- mineração ("tirarem o cascalho e a rica terra,/ou dos cercos dos rios caudalosos");
- desmatamento e queimadas ("derrubar os virgens matos,/queimar as capoeiras inda novas");
- plantação/semeadura ("lançar os grãos nas covas");
- cultura do tabaco, a matéria-prima do cigarro ("enrolar negros pacotes/das secas folhas do cheiroso fumo");
- moagem da cana-de-açúcar ("espremer entre as dentadas rodas/da doce cana o sumo").
Arcadismo
O texto referido é um poema presente na obra Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, um dos expoentes do Arcadismo no Brasil.
A intenção do eu lírico ao retratar esses cenários que fazem parte da vida colonial brasileira é indicar a Marília o quanto ela é venturosa por não precisar conviver com essa realidade hostil, marcada pelo trabalho manual e árduo. Ela viverá em um ambiente bucólico e marcado por atividades intelectuais, junto ao marido, que é poeta e advogado.
Mais sobre Arcadismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/7891998
#SPJ3