No teste de paternidade são comparados trechos de DNA das seguintes pessoas: mãe, pai, filho, ou suposto outro pai biológico. Nesse teste, é possível identificar se cada trecho de DNA foi doado ao filho, pela mãe, pai ou suposto pai biológico, comparando os fragmentos de cada um para cada trecho de DNA. Observe o teste abaixo:
A partir da observação do teste, qual alternativa INCORRETA?
A) o filho 1 é filho biologico do marido
B) o filho 2 é filho biologico do outro homem
C) o filho 1 é filho biologico do outro homem
D) o filho 2 é filho de um homem sem DNA analisado neste teste (um terceiro homem)
E) o filho 1 é filho de um homem sem DNA analisado neste teste (um terceiro homem)
Soluções para a tarefa
Observe as barras do teste de DNA dos 2 filhos: as barras que não tem correspondência na mãe, devem ter correspondência no pai biológico.
Sendo assim, note que o filho 2 tem 2 barras correspondentes com o marido da mãe e 2 barras correspondentes com a mãe; nenhuma com o outro homem (suposto pai). Portanto não é filho dele.
Já o filho 1 não têm nenhuma barra correspondente com o marido da mãe e 2 barras correspondentes com o outro homem (suposto pai); as demais barras coincidem com as da mãe. Portanto, seu pai biológico não é o marido da mãe.
Os resultados não indicam que pode haver um terceiro homem como suspeito de paternidade pois não descartam os 2 homens analisados no teste.
Portanto, as alternativas A, B, D e E estão incorretas.
Espero ter ajudado.