No território brasileiro, uma modalidade de migração muito comum é o êxodo rural. Caracterize esse processo e aponte as suas conseqüências.
Neste século, durante as décadas de 60 e 70, a migração interna no Brasil assumiu a direção campo-cidade. Entretanto, nas últimas décadas passou a ganhar destaque a migração cidade-campo, num movimento cotidiano que envolve milhares de trabalhadores.
Tendo em vista as duas modalidades de migração apresentadas, explique:
a) dois fatores que promoveram (e ainda promovem) a migração campo-cidade;
b) como se realiza a migração cidade-campo.
Soluções para a tarefa
Explicação:
A principal característica do êxodo rural brasileira foi a grande urbanização nas décadas de 60 e 70, em que a população urbana passou a ser maioria perante a população rural, como grande fator, a industrialização nos conglomerados urbanos em que surgiam maiores oportunidades de emprego .
a) Oportunidades de trabalho com melhor remuneração, estilo de vida moderno pautado na 3a revolução industrial (revolução informacional)
b) Geralmente as famílias rurais tendem a juntar o máximo de dinheiro possível para tentar uma nova vida nas grandes cidades, tentando ascender socialmente através de subempregos, como consequência, esse risco caso tenda a pesar para o lado do fracasso, resulta em uma grande desigualdade social promovida pela pobreza e falta de oportunidades aos suburbanos.