“No terceiro governo-geral (1558-1572), com Mem de Sá, houve o momento mais sangrento, com verdadeiras chacinas e genocídio da população indígena ao longo de todo o litoral”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 20-22, 2015. p.22.
Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, a expressão “aliança destrutiva” refere-se à aliança entre que povos? Assinale a alternativa correta.
A Índios e Franceses.
B Índios e Espanhóis.
C Índios e Jesuítas.
D Índios e Colonizadores.
E Índios e Portugueses.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra ''E'' Índios e Portugueses
Explicação:
os índios começaram a ser capturados e os mesmos foram utilizados como força de opressão dos seus pares, realizados mediantes a uma ''Aliança destrutiva''.
A alternativa E) Índios e Portugueses.
A aliança destrutiva foi a aliança entre os índios e os portugueses ocorreu quando os minuanos, grupos de indígenas do sul, firmaram acordo com os portugueses, facilitando a entrada deles no país em troca de produtos simples, o famoso escambo.
Também houveram alianças com potiguaras, mas depois atacaram esses povos e praticamente extinguiram a língua deles, proibindo todos os indígenas de falar o potiguar, e obrigando todos a falar o português.
Os tabajaras eram povos canibais que atacam os portugueses em diversas ocasiões, até serem dominados e sofrerem muitas baixas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/21293927